Logo Prefeitura de Salvador

Infraestrutura

Inaugurado em 2022, o Doca1 tem como missão impulsionar a economia criativa de Salvador. O local oferece um ambiente colaborativo para artistas e criadores desenvolverem suas ideias e projetos, promovendo uma interação entre diferentes áreas e estimulando o desenvolvimento cultural e econômico da cidade.

Com sua infraestrutura moderna, o Doca1 se destaca como um centro de convergência para talentos e empreendedores, abrigando um restaurante, café-literário, loja colaborativa, coworking e polo de produção audiovisual. Além disso, o espaço oferece oportunidades comerciais, como a realização de eventos corporativos e a produção de conteúdo audiovisual, como sessões fotográficas, gravação de comerciais e filmes, entre outros.

Doca 1 – Polo de Economia Criativa

Instagram: @doca1ssa

Av. da França, S/N – Comércio, Salvador – BA, 40010-000 (ao lado do Terminal Turístico Náutico de Salvador)

O Teatro Gregório de Mattos, vinculado à Gerência de Espaços culturais da FGM (GECULT/FGM), tem dois pavimentos, cada um com um espaço interno. No térreo, está a Galeria da Cidade, com 400 m² de área utilizável, e poderá receber desde exposições a intervenções artísticas e instalações. Uma escada esculpida liga o térreo ao andar superior. Assim como outros espaços projetados por Lina Bo Bardi, ela tem fundamental importância para o conceito do equipamento. Apresenta degraus que se assemelham a um papelão dobrado e está apoiada em um pilar acoplado a mãos francesas.

E para homenagear a história do Centro Histórico da soterópolis, no segundo pavimento está a Sala de Espetáculos Tabaris. Com uma arquitetura alternativa, o espaço é múltiplo, propício para receber espetáculos inovadores e possui capacidade para 200 pessoas. Sua plateia é adaptável a diferentes propostas, já que não tem uma disposição fixa, podendo ser montada de acordo com cada atividade. A sala conta também com um bar, que poderá ser aberto ao público durante os eventos.

Além disso, as instalações do teatro foram adaptadas para receber pessoas com deficiência física. Entre as ações, destacam-se a construção de rampas de acesso desde a escada da Barroquinha até a entrada do espaço, que conta com elevador e sanitários específicos para esse público

Pça. Castro Alves, Fundação Gregório de Mattos, Salvador, BA, 40020-160

O projeto Boca de Brasa é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT).

Criado em 1986, o projeto Boca de Brasa visa fomentar a cultura na periferia, com foco na promoção da cidadania, por meio do incentivo às manifestações artísticas dos bairros da capital baiana. Desde 2013, a FGM desenvolve ações que visam a promoção e produção cultural pelos diversos pontos da cidade, no intuito de descentralizar as atividades em Salvador. Neste mesmo ano, o Boca de Brasa recebeu um novo formato, que contemplou oficinas gratuitas de diferentes áreas artísticas, bem como formação de gestores. Até 2016, foram realizadas 21 edições com público total de 42 mil pessoas, 120 oficinas realizadas e 2.300 agentes culturais atendidos em 20 bairros. Em 2017, a FGM lança o edital Espaços Culturais Boca de Brasa concedendo aporte financeiro a três propostas voltadas ao aprimoramento, dinamização e/ou ampliação das atividades artístico-culturais desenvolvidas em espaços culturais já existentes. Em 2018, a Prefeitura de Salvador constrói o primeiro Espaço Cultural Boca de Brasa dentro do Subúrbio 360, promovendo oficinas para os alunos e comunidade local nos finais de semana, de sexta a domingo. A estrutura conta com um teatro equipado com som e luz, 400 lugares na plateia e camarins. O mesmo teatro vira auditório, quando necessário. Além disso, duas salas serão utilizadas para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais. Entre 2018 e 2020, a Prefeitura de Salvador construiu 04 (quatro) Espaços Culturais Boca de Brasa, em funcionamento em diferentes territórios de Salvador. Esses equipamentos culturais estão vinculados à Gerência de Espaços Culturais da FGM(GECULT/FGM) e têm como objetivo o desenvolvimento artístico-cultural, criativo, humano, social e econômico do território no qual estão estabelecidos, fortalecendo as relações identitárias, a cultura da paz, o respeito à diversidade – cultural, étnico-racial, religiosa, geracional, de gênero e orientação sexual – e estimulando o pleno exercício da cidadania.

A seguir apresentamos brevemente cada Espaço Cultural Boca de Brasa:

Espaço Boca de Brasa Centro situado na sede da Fundação Gregório de Mattos, na Ladeira da Barroquinha e construído no ano de 2019, este espaço cultural possui 02 (duas) salas de ensaio. Também faz parte do Boca de Brasa Centro, a Sala Nelson Maleiro, que é um espaço multiuso.

Espaço Boca de Brasa Cajazeiras foi inaugurado no ano de 2020, e integra o complexo onde também estão sediados a Prefeitura Bairro e o Mercado Municipal, possui uma sala de espetáculos com capacidade para 252 (duzentos e cinquenta e dois) lugares, equipada com aparato de sonorização e iluminação cênica.

Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360, localizado no bairro de Coutos, foi inaugurado em 2018, dispõe de uma sala de espetáculos com capacidade para 400 (quatrocentas) pessoas, estruturada com equipamentos de sonorização e iluminação cênica, além de 03 (três) salas para atividades formativas, dispondo de cadeiras, barras de dança e lousa.

Espaço Boca de Brasa Céu de Valéria, localizado no Conjunto Lagoa da Paixão, foi inaugurado em 2018, possui sala de espetáculos com capacidade para 125 (cento e vinte e cinco) pessoas, devidamente equipado com iluminação e sonorização, possuindo, também, 03 (três) salas para atividades formativas.

Skip to content